Dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Disposição do mobiliário

A disposição do mobiliário irá depender da quantidade de tempo que vão ou não passar no escritório de casa, ou seja, é importante decidirem se precisam de duas mesas e duas cadeiras (uma para cada!) ou se um posto de trabalho é mais do que suficiente, podendo assim dedicar o restante espaço a um recanto de leitura ou colocar um sofá cama que dará sempre jeito porque não têm quarto de hóspedes, por exemplo.

Organização dos papéis

Enquanto depósito de todo o tipo de papéis, é essencial que o escritório tenha alguns arquivos,  gavetas e armários fechados para poderem guardar o que utilizam menos e diminuir o “ruído visual”. Separem os papéis profissionais dos pessoais, ou seja, tentem não agrupar os relatórios do escritório com a tese de mestrado, as contas da água e as subscrições das vossas revistas mensais. Na hora de procurar algo importante, a tarefa complica-se.

Estantes e prateleiras

Numa estante ou em prateleiras fixas às paredes, reúnam todos os vossos livros e organizem-nos por temas ou cores. Utilizem a vossa imaginação para organizarem todos os pequenos objectos que compõem um escritório – canetas, marcadores, clips, post-its, blocos de notas, etc. – recorrendo a cestos, bolsas, caixas, latas e frascos de vidro. Algumas coisas poderão ter de comprar, outras podem até já ter em casa, à espera de serem utilizadas. Assim, tudo terá o seu local certo.

Sem fios aparentes

Os fios dos computadores, telefones, televisão, aparelhagem ou qualquer outro gadget que possam ter no escritório podem ser incómodos e inestéticos, por isso, nada como recorrer ao cable-box ou a um passa-cabos para esconder esses metros de cabos que ninguém gosta de ver. Também um quadro magnético ou de cortiça é uma boa solução para manter visíveis notas e documentos que precisam de tratar, sem ocupar espaço na secretária, nem criar pilhas de papéis.

Melhorar o ambiente

Se o escritório for pequeno, aprenda a melhorar o ambiente de trabalho, para assegurar uma divisão minimamente ordenada. Procure deixar o escritório sempre da mesma forma que o encontrou, de preferência organizado, e não caia na tentação de o utilizar como repositório de tudo e mais alguma coisa.

Cuidar do espaço

Uma ou duas vezes por ano deve-se fazer uma limpeza geral no escritório, eliminando papéis, revistas e jornais velhos; criando espaço para o que estará para vir. Como? Quando já acumularam muitos papéis e pastas, invistam numa caixa de plástico de armazenamento onde possam colocar essas coisas em uma estante por exemplo.